Descargar PDF Programa

2 diciembre 2020  (BRA) 14:00h -14:15h (ESP) 18:00h -18:15h

 

 

 

Apresentação

2 diciembre 2020  
(BRA) 14:00h -14:15h 
(ESP) 18:00h -18:15h

O título do livro, “Uma nova Democracia para o Século XXI?”, empresta o seu nome para o espaço que o GIGAPP  proporcionou ao Gegop - Grupo de Trabalho Espaços Deliberativos e Governança Pública neste ano. Pelo menos dois motivos sustentam tal postura. O primeiro, pelo fato do encontro ser uma oportunidade de lançamento para o público espanhol/europeu, já que a obra é resultado de parceria entre espanhóis e brasileiros. O segundo, pelo fato de que o título é bem apropriado não só pelo momento que todos vivenciamos, mas também pelo fato de que ele nos força a olhar para o futuro.

Além da crise de saúde, decorrente da pandemia do COVID-19, muitos países já vivenciavam crises econômicas, que acabaram aprofundadas com a pandemia; e crises políticas, que em vários cantos trouxeram e trazem riscos sérios ao funcionamento da democracia. Tais riscos se relacionam principalmente ao modo pelo qual alguns governantes tentam manipular e/ou capturar os poderes legislativo e judiciário, além de tentar capturar a população com posturas consideradas por uns como populistas, onde se busca desvalorizar a própria democracia no seu caráter representativo a favor da figura do governante de plantão;  e outras vezes , com ações explicitamente autoritárias de cerceamento de espaços de influência cidadã, de repressão a movimentos sociais, a líderes de oposição e uso de mídia social para espalhar falsas informações e notícias, por exemplo.

O seminário busca a partir das suas contribuições para a obra, refletir não apenas sobre tal conjuntura, mas principalmente discutir o que podemos fazer para que tenhamos um cenário futuro mais alentador para a democracia.

O livro que preparamos - com a colaboração de acadêmicos brasileiros e espanhóis - é um ponto de inflexão. Ainda não somos capazes de vislumbrar o futuro, mas podemos apontar elementos de análise sobre o que aconteceu durante essas últimas três décadas de crise do modelo representativo e sobre a necessidade de formas democráticas alternativas. Trata-se de um texto apresentado desde o confinamento para a pandemia da COVID-19 e, portanto, não podemos deixar de nos referir a esta situação de excepcionalidade alarmante. Uma crise que, além de sua estrita manifestação de saúde, pode afetar nossa economia, nosso modelo social, nossas formas de nos relacionarmos e, claro, nossos modelos de governança democrática. Diante desta situação angustiante, perguntas e dúvidas se aglomeram. E parece haver uma única certeza, semelhante à que estávamos apresentando no início desta obra, tem a ver com a impressão de viver momentos de profunda transformação.

A democracia tem sido o que nos permitiu viver juntos sendo diferentes, escreveu o filósofo Daniel Innerarity, mas nada nos garante que ela possa continuar a desenvolver esse papel crucial no futuro. Devemos nos preparar para tempos turbulentos e devemos trabalhar para que essas turbulências não eliminem os princípios de igualdade e liberdade que caracterizam o ideal democrático. Devemos ganhar o futuro e, para isso, este texto visa ajudar a partir do conhecimento do presente, proporcionando uma reflexão tranquila e esperançosa.

Presentación

El título del libro, “¿Una nueva Democracia para el Siglo XXI?”, presta su nombre al espacio que GIGAPP proporciono a Gegop - Grupo de Trabajo Espacios Deliberativos y Gobernanza Pública este año. Al menos dos motivos sustentan tal postura. El primero, el hecho de que el encuentro sea una oportunidad de lanzamiento para el público español/europeo, ya que la obra es el resultado de la colaboración entre españoles y brasileños. El segundo, por el hecho de que el título es muy apropiado no solo por el momento que todos vivimos, sino también porque ello nos fuerza a mirar hacia el futuro.

Además de la crisis de salud, derivada de la pandemia de COVID-19, muchos países ya vivían crisis económicas, que acabaron profundizándose con la pandemia; y crisis políticas, que en varios lugares han provocado y provocan serios riesgos para el funcionamiento de la democracia. Tales riesgos se relacionan principalmente con el modo en el que algunos gobernantes intentan manipular y/o capturar los poderes legislativo y judicial, además de intentar capturar a la población con posturas consideradas por algunos como populistas, donde se busca devaluar a la propia democracia en su carácter representativo; y otras veces, con acciones explícitamente autoritarias de restricción de espacios de influencia ciudadana, de represión a los movimientos sociales, a los líderes de la oposición y el uso de las redes sociales para extender falsas informaciones y noticias, por ejemplo.

El seminario busca a partir de las contribuciones de la obra, reflexionar no solo sobre tal coyuntura, sino principalmente discutir lo que podemos hacer para que tengamos un escenario futuro más alentador para la democracia.

El libro que elaboramos - con la colaboración de académicos brasileños y españoles - es un punto de inflexión. Aún no somos capaces de vislumbrar el futuro, pero podemos indicar elementos de análisis sobre lo que sucedió durante las últimas tres décadas de crisis del modelo representativo y sobre la necesidad de formas democráticas alternativas. Se trata de un texto presentado desde el confinamiento por la pandemia del COVID-19 y, por tanto, no podemos dejar de referirnos a esta situación de excepcionalidad alarmante. Una crisis que, además de su manifestación en la salud, puede afectar a nuestra economía, nuestro modelo social, nuestras formas de relacionarnos y, evidentemente, nuestros modelos de gobernanza democrática. Ante esta situación angustiosa, preguntas y dudas se amontonan. Y parece haber una única certeza, semejante a la que presentamos en el inicio de esta obra, que tiene que ver con la impresión de vivir momentos de profunda transformación.

La democracia ha sido lo que nos permite vivir juntos siendo diferentes, escribió el filósofo Daniel Innerarity, pero nada nos garantiza que pueda continuar desarrollando ese papel crucial en el futuro. Debemos prepararnos para tiempos turbulentos y debemos trabajar para que esas turbulencias no eliminen los principios de igualdad y libertad que caracterizan el ideal democrático. Debemos ganar el futuro y, para eso, este texto tiene como objetivo ayudar a partir del conocimiento del presente, proporcionando una reflexión tranquila y optimista.

Programaçao /Programa

Descargar PDF Programa

(BRA) 14:00h -14:15h
(ESP) 18:00h -18:15h

Abertura do evento virtual. /Apertura Evento virtual 
Comentários de boas-vindas e apresentação dos participantes

Dr. Zilma Borges
Coordenadora do GEGOP e Professora FGV

(BRA) 14:15h - 15:00h
(ESP) 18:15h -19:00h

Comentários das entidades participantes /Comentarios de las entidades participantes

Prof. Álvaro Ramírez-Alujas
Pesquisador GIGAPP

Dra. Simone Martins e M. Carmen Pineda Nebot
Pesquisadoras GEGOP

Dr. Rodolfo Gómez
Programa de Grupos de Trabajo CLACSO

Dr. Marcelo José Braga
Diretor Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável IPPDS

(BRA) 15:00h – 15:45h
(ESP) 19:00h -19:45h

Keynote - Apresentação do libro “Uma nova Democracia para o Século XXI?” /¿Una nueva democracia para el Siglo XXI?

Dr. Quim Brugué

Professor UdG e pesquisador IGOP

(BRA) 15:45h -16:00h
(ESP) 19:45h -20:00h

Debatee encerramento do evento virtual /Debate y cierre evento vitual

Prof. Álvaro Ramírez-Alujas
Pesquisador GIGAPP


0
0
0
s2sdefault