Google Translate Widget by
Infofru
Author Site
Reviewresults
Sidebar
×
Buscar...
GIGAPP
Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Usted está aquí:
Inicio
Comunidad
Publicaciones/Documentos
dos-movimentos-sociais-a-implementacao-do-programa-fome-zero-1993-2013-a-trajetoria-da-cidadania-alimentar-no-brasil
home
Nosotros
Misión y visión
Convenios
Únete y participa
Noticias
Comunidad
Consejo Académico
Nuestra comunidad
Equipo Humano
Entidades amigas
Grupos de Trabajo
Equipo Editorial
free joomla extensions
joomla template 3
Dr. José A.Hernández
Dr. César N.Cruz-Rubio
Dra. Cecilia Güemes
Dra. Palmira Chavero
D. Álvaro Ramírez-Alujas
Publicaciones
Destacadas
Catálogo
Working Papers
BLOG-Luces del Sur
Revistas Amigas
publicaciones (lista tabla)
Congresos
Congreso 2022
I Semana Virtual 2021
Congreso 2019
Grupos Trabajo 2019
Fotos 2019
Conmemorativos XGIGAPP
Congreso 2018
Grupos Trabajo 2018
Fotos 2018
Congreso 2017
Grupos Trabajo 2017
Fotos 2017
Congreso 2016
Grupos Trabajo 2016
Fotos 2016
Congreso 2015
Grupos Trabajo 2015
Fotos 2015
Congreso 2014
Fotos 2014
Congreso 2013
Fotos 2013
GIGAPP Edu
Ultimos recursos GIGAPP Edu
Leer más...
Leer más...
Videos
YOU MUST ENABLED JS
Dos movimentos sociais à Implementação do Programa Fome Zero (1993 – 2013): a Trajetória da Cidadania Alimentar no Brasil.
Machado, Moisés
; Rocha, Daniete Fernandes
Abstract:
O Objetivo deste trabalho é analisar a trajetória histórica da Segurança Alimentar no Brasil, fixando-se no período que vai de 1993 até 2003, desde sua entrada para a agenda política e passando por sua formulação e sua implementação no âmbito do Programa Fome Zero. A fome e a desnutrição no Brasil foram e são efeitos da pobreza, muito mais do que uma questão de disponibilidade de alimentos. Fora dos períodos em que a questão da fome apresentava características de epidemia, mais frequentemente nos períodos de seca no Nordeste brasileiro, a questão não fazia parte da agenda nacional. O problema da Fome entrou na Agenda pública brasileira posteriormente ao impedimento do primeiro presidente eleito depois da ditadura militar e da transição para a democracia. O processo de impedimento do presidente Collor favoreceu a criação do Movimento pela Ética na Política que deflagrou, entre outras, a “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, que viria a desempenhar importante papel na mobilização de organizações sociais em torno do direito ao alimento e à Segurança Alimentar e Nutricional - SAN. Assumindo a presidência, Itamar Franco adotou as teses do documento Programa Nacional de Segurança Alimentar do Partido dos Trabalhadores, o que ensejou a criação do “Mapa da Fome”, do Plano de Combate à Fome e à Miséria e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA). NO governo do Presidente Fernando Henrique essas ações foram abandonadas, em favor de outros tipos de ações sociais de combate à miséria. Eleito em 2002, o Presidente Lula assumiu o governo e implantou o Programa Fome Zero, que consistiu em uma política que combinava ações emergenciais e estruturais (de apoio a agricultura familiar, ao abastecimento local e ao consumo alimentar). O Programa recebeu uma série de críticas da oposição, da imprensa e de representantes de movimentos sociais, o que fez com que ele fosse remodelado no segundo ano de sua implantação, dando-se mais importância às ações de transferência de renda, por meio do Programa Bolsa Família. O Fome Zero, pode-se dizer, é agora uma política pública consolidada, apresentando eficiência e eficácia, custos baixos e forte impacto na diminuição da pobreza extrema. Só nos programas de transferência de renda são beneficiadas 13,7 milhões de famílias com crianças na escola (Bolsa Família) e cerca de 1,7 milhão de idosos e 2 milhões de pessoas com deficiência em situação de pobreza (Brasil, 2013). Tornou-se hoje uma referência a ser seguida por outros países que enfrentam a questão da fome e da pobreza. Esta trajetória será estudada com o apoio do institucionalismo histórico, verificando os programas, ou blocos deles, para tentar compreender seu papel na política de segurança alimentar, observando sua performance e resultados.
Área(s) temática(s):
3. Políticas Públicas
Año:
2013
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Palabras clave:
Cidadania Alimentar, Segurança Alimentar, Política Pública, Pobreza, Combate à Fome
Serie:
IV Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP- IUIOG
Mes:
23-24 Sept.2013
Nota:
O trabalho não tem apoio de um projeto de investigação maior e de nenhuma instituição, não obstante, os autores trabalham sempre com a questão da Segurança Alimentar e Agricultura.
P10-MACHADO-ROCHA-2013.pdf
Hits: 12628
Back
empty
YOU MUST ENABLED JS