A universidade como universidade corporativa global? O caso da formação em Administração

Resumen

Este artigo visa propor uma reflexão acerca da formação universitária, especialmente no caso da Administração. A tese central aqui é a de que a universidade vem se transformando numa espécie de universidade corporativa global. As evidências apontam para a depreciação do papel crítico da universidade, atribuindo-lhe um papel de agente de desenvolvimento econômico apoiado na teoria do capital humano e na ideologia do empreendedorismo. Destacam-se os cursos de Administração, cuja atuação tem se reduzido, em larga medida, à mera reprodução acrítica do ideário e do imaginário empresarial, apoiados pelas diretrizes curriculares nacionais, embora em conflito com a lei de diretrizes e bases da educação brasileira. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Angelo Brigato Ésther, Universidade Federal de Juiz de Fora/Brasil
Angelo Brigato es Professor Associado da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACC/UFJF). Doutor em Administração pela UFMG.Pós-Doutor pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, do qual é investigador integrado. Coordenador do Socius Grupo de Pesquisa (FACC/UFJF).
Publicado
2017-04-22
Cómo citar
Ésther, A. (2017). A universidade como universidade corporativa global? O caso da formação em Administração. GIGAPP Estudios Working Papers, 4(60-65), 162-178. Recuperado a partir de https://www.gigapp.org/ewp/index.php/GIGAPP-EWP/article/view/49