Indicadores para Cidades Inteligentes: pesquisa bibliométrica e sistêmica

Marciele Berger Bernardes,
Abstract:
Com o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o acelerado desenvolvimento dos centros urbanos, emerge o debate sobre como usar as TICs para aprimorar o desenvolvimento das cidades e torná-las inteligentes, o que os teóricos convencionaram chamar de cidades inteligentes. Diante disso, este artigo busca investigar a existência de estudos que analisam indicadores para cidades inteligentes. A operacionalização deste trabalho pautou-se na análise bibliométrica e sistêmica. Para tanto, durante o mês de maio de 2016, procedeu-se à busca em cinco bases de dados, no intuito de localizar artigos sobre a temática, entre os anos de 1990 e 2016. A partir da investigação realizada, pode-se constatar que os estudos nesta área são incipientes, diante disso, vislumbra-se oportunidade para o desenvolvimento de novas pesquisas.
Área(s) temática(s):
Año:
2016
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Número:
2016-221
Serie:
VII Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Politicas Públicas. GIGAPP 03-05 octubre 2016.
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP. Asociación Grupo de Investigacion en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Mes:
Octubre
Nota:
AVISO IMPORTANTE: CUALQUIER PERSONA O PARTICIPANTE EN CONGRESO GIGAPP DEBERÁ REMITIR UN EMAIL AL AUTOR(A) PRINCIPAL, EN CASO QUE DESEE ACCEDER A UNA COPIA ELECTRÓNICA DE ESTE DOCUMENTO (marcieleberger@gmail.com)
Comentarios:
A proposta faz parte de projeto de investigação doutoral, sendo o marco para desenvolvimento da pesquisa, sobretudo por que, a partir dela, serão escolhidos elementos para avaliar cidades inteligentes e posteriormente identificados os indicadores para planejamento de políticas públicas locais. A presente pesquisa é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Brasil- CAPES (Proc. nº BEX 1788/15-9).
Hits: 2249