2016-P20 Gestão Social em Políticas Públicas: conceitos, métodos e abordagens

Accesos: 403
Área(s) temática(s):
Estado:
En progreso
Coordinadores del Grupo de Trabajo o proyecto:
  • Edgilson Tavares de Araújo
  • Rosana de Freitas Boullosa
Members:
  • Edgilson Tavares de Araújo
  • Rosana de Freitas Boullosa
Inicio propuesto:
2016-06-01
Fecha término propuesto:
2018-06-01

Descripción:

Poster Cartel 2016 1 SMALL WEB

Grupo de Trabajo. Fecha/hora recepción: 
Eje temático: 3. Análisis y evaluación de políticas públicas  

Coordinador GT Principal: 
Edgilson Tavares de Araújo. 
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (Brasil)
edgilson@gmail.com

Coordinador auxiliar: 
Rosana de Freitas Boullosa
zanzanzan@gmail.com  

 

 Multisesión 6: Martes 4 de octubre de 16:00 a 18:00

 

Resumen/Justificación

Gestão social e políticas públicas são conceitos polissêmicos e com diferentes abordagens que se convergem em termos de finalidades e objetos. A gestão social, emergida nos anos 1990, principalmente na América Latina, traz consigo a plasticidade, fluidez, hibridismo e ambivalências necessárias para lidar com as contingências entre o público e o privado. Deste modo, vem sendo usada como finalidade e meio para consolidação das democracias, reforçando valores ético-políticos, a dialogicidade e a participação. Pensada não apenas enquanto modo ou processo, mas pelas suas finalidades e pelos seus objetos, a gestão social implica em alterações e alternativas para gerar as políticas públicas. Enquanto modo de gestão, trata-se de uma modalidade que pressupõe um humanismo radical, criatividade e ética. Enquanto objeto, remete aspectos teórico-metodológicos referentes a novos formatos organizacionais e novos modos de gerir, evidenciando a solidificação e institucionalização (por vezes, precoce) de um campo epistemológico e político, que busca explicar as relações e processos sociais contemporâneos.  

Em todos os casos, trata-se de um conceito em construção e que vem sendo reforçado nos discursos dos governos e sociedade civil. Este grupo de trabalho pretende problematizar as relações entre gestão social e políticas públicas, com particular atenção aos métodos de gestão social em processos de construção, implementação e avaliação de políticas públicas, particularmente quando discutidos sob a luz da tradição pós-positivista para o estudo das políticas públicas. São bem vindos trabalhos que, alem de respeitarem as diretrizes gerais do GT, abordem os sub-temas: inovação e aprendizagem em ações públicas; novas configurações institucionais e interoganizações para implementação de políticas públicas; territorialização; formas de governança; fronteira para a expansão e expansão de fronteiras da esfera pública; e coprodução do bem público.

Ponencias Aceptadas (Programa Preliminar)

2016-159. A Coprodução na ação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: o caso do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Capanema, Pará, Amazônia.
Autor(a). Miranda Castilho, Nelma. Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA. Brasil
Coautor(a). Pinheiro de Andrade, Herbert Cristhiano. Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA. Brasil
http://www.gigapp.org/index.php/component/jresearch/publication/show/2433?Itemid=101 

Volver

Sobre el GIGAPP

El Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas es una asociación sin ánimo de lucro, de ámbito internacional y capacidad plena de obrar, de acuerdo con lo establecido en el artículo 22 de la Constitución Española, la Ley Orgánica 1/2002, de 22 de marzo, reguladora del Derecho de Asociación y demás disposiciones vigentes que regulen la materia, e inscrita en el Registro Nacional de Asociaciones del Ministerio del Interior de España, Grupo 1º. Sección 1ª, con el número Nacional 604242 según consta en resolución 18.357 de fecha 23 de noviembre 2013. 

Sobre el GIGAPP

Login

organizaciones amigas